TPM |
|
Unidade Multidisciplinar de tratamento da TPM |
CONTRACEPÇÃO
Métodos Contraceptivos
Na atualidade, frente às várias opções de métodos contraceptivos encontrados no mercado, dificilmente a mulher não encontrará um método com o qual ela se adapte bem.
Infelizmente ainda não temos aquele método considerado IDEAL mas estamos bastante próximos e diríamos que alguns deles podem ser considerados ideais para determinadas pacientes.
Cada mulher tem um estilo de vida diferente e nem sempre o organismo responde da mesma forma. Por exemplo, as necessidades de uma adolescente são diferentes da mulher com família formada ou daquela que está amamentando, algumas desejam parar de menstruar outras não, enfim, cada pessoa tem suas próprias características físicas e orgânicas que irão direcionar para determinado método anticoncepcional.
O que seria um método contraceptivo ideal?
- Eficácia de 100%
- Comodidade posológica - prático
- Isento de efeitos colaterais
- Baixo custo
- Rápido retorno à fertilidade (reversibilidade)
A gravidez não desejada é sempre uma preocupação que pode até prejudicar o relacionamento do casal, a contracepção é um processo que permite ao casal uma vida sexual muito mais saudável!!
Listaremos a seguir os métodos existentes no mercado e com certeza, com a ajuda de seu médico, você encontrará um compatível com suas necessidades que se adapte ao seu organismo e ritmo de vida.
O índice de falha é calculado na porcentagem de mulheres usuárias do método que podem engravidar durante 1 ano de uso em cada 100 mulheres. Ex. De cada 100 mulheres que usam a tabelinha durante 1 ano de 10 a 20 mulheres vão engravidar.
Sabemos que quanto maior a experiência do casal em um determinado método maior a segurança. Estatísticas mostram que casais que usam determinado método por mais de 2 anos aumentam muito a segurança do método.
Os métodos contraceptivos podem ser divididos didaticamente em:
Métodos naturais (Tabelinha, coito interrompido, método da ovulação ou muco, temperatura basal)
Métodos de barreira (preservativos masculino e feminino, diafragma)
Métodos químicos (cremes vaginais)
Métodos mecânicos (DIU - dispositivo intra-uterino)
Métodos hormonais (pílulas via oral, injetáveis, DIU de progesterona, Implante, anel vaginal)
Métodos cirúrgicos (laqueadura e vasectomia)
Contracepção de emergência